Lírica camoniana

Formas poéticas

Medida Velha, influência tradicional

 Vilancete: composto por um mote de 2 ou 3 versos, seguido de glosa ou volta, pode conter uma ou mais estrofes com 7 versos, sétimas, disposto em esquema regular de rimas, com sete sílabas métricas, redondilha maior.

 Cantiga: composta por um mote de 4 ou 5 versos e por uma glosa de 8 a 10 versos, geralmente, concentrava-se nos temas amorosos.

 Esparsa: composta por uma única estrofe de 8 a 16 versos, não tinha mote nem a repetição dos versos e expressava tristeza ou melancolia.

 Endechas: composta de forma livre, normalmente possuía quadras ou oitavas, geralmente com cinco sílabas métricas, redondilha menor.

 Medida Nova, influência renascentista

 Soneto: apresenta duas estrofes de quatro versos, quadras e duas estrofes de três versos, tercetos. O verso tem dez sílabas métricas, é decassilábico.

Geralmente na primeira estrofe apresenta o tema, que explica e carateriza na segunda estrofe, exemplificando no primeiro terceto e conclui com a chamada «chave de ouro», ou seja, uma imagem expressiva, dando a solução do soneto.

Pode ser apresentado em três formas de distribuição dos versos:

Soneto italiano ou petrarquiano: apresenta duas estrofes de quatro versos (quadras) e duas de três versos (tercetos).

Soneto inglês ou Shakespeariano: três quadras e um dístico.

Soneto monostrófico: Apresenta uma única estrofe de 14 versos.


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