A síntese, o resumo

Síntese
Uma síntese contempla as principais ideias de algo. É possível, portanto, fazer uma síntese de um livro, um filme, etc. 
A escrita de uma síntese começa pelo entendimento do conteúdo em questão. Ao elaborar uma síntese, certifique-se de que há relação entre as frases e parágrafos. O uso de conectivos é fundamental nesse caso (em primeiro lugar, enfim, principalmente, afinal, etc.). Também é necessário usar uma lógica de construção do texto. Tenha o cuidado de refletir a essência do conteúdo com exatidão e não incluir itens que não foram abordados no texto original.

Resumo
Um resumo é a apresentação sucinta das ideias principais de um texto mais extenso, contendo as ideias fundamentais. Para tal deve eliminar-se o acessório da informação. Deve possuir rigor e clareza, pois deve exprimir as ideias fundamentais do texto de forma coerente e clara, respeitando a organização do texto a resumir.
A linguagem deve ser pessoal e não copiar frases do texto, empregando vocabulário nosso, mas respeitando as palavras-chave.
O resumo deve ter a extensão de 1/3 a 1/4 do texto original. No resumo não se usam figuras de estilo, nem citações, nem exemplos, nem discurso directo, muito menos possui opiniões pessoais do autor do resumo
Resumir corretamente:
  1. Ler o texto para apreender a(s) ideia(s) centrais.
  2. Sublinhar as ideias centrais, tópicos e assinalar os elementos de sentido principais (núcleos semânticos)
  3. Com os sublinhados elabora um plano esquemático, que te ajudará a organizar o texto e os parágrafos do teu resumo.
  4. Começa a escrever o teu resumo, respeitando o conteúdo e organização do texto a resumir. Não te esqueças de recorrer ao teu esquema.
  5. Lê o teu resumo e avalia-o, corrigindo os aspetos que achares necessário, aperfeiçoa a linguagem do texto, a construção de frases, substitui palavras e expressões repetidas.

0 comentários: