Titulo: (conciso, sugestivo, apelativo)
Introdução:
- Tema; de que vamos falar (Um parágrafo)
- Assunto; o que vamos dizer acerca do tema e enunciar os aspectos que vamos desenvolver (Um parágrafo) Exemplo: 1- Ignorância 2- Alheamento 3- Arrogância
- Tema; de que vamos falar (Um parágrafo)
- Assunto; o que vamos dizer acerca do tema e enunciar os aspectos que vamos desenvolver (Um parágrafo) Exemplo: 1- Ignorância 2- Alheamento 3- Arrogância
Desenvolvimento:
1º-aspecto. Apresentamos cada aspecto, ou ponto de vista do que iremos desenvolver: afirmarmos/ definimos; explicamos/ reflectimos; exemplificamos/ ilustramos;
2º-aspecto “ “ “ “ “ “;
3º-aspecto “ “ “ “ “ “ (Vários parágrafos)
Conclusão:
Conclusão:
Fazemos uma apreciação e juízo(s) de valor sobre o que apresentámos na introdução e demonstrámos no desenvolvimento.
Literaturas
comparadas
Indo ao
encontro dos anseios do público, preparei para hoje um estudo sobre a obra dos
três poetas mais celebrados da actualidade, a saber; David, Micael e Toni Carreira.
Em primeiro lugar, é importante distinguir estes três trovadores. Toni é um
cantor romântico. Micael propõe romance também, mas em ritmos latinos com
especial atenção às sonoridades do caribe. David opera uma mistura única entre o
Pop, a Dance Music, o Hip Hop e as grandes baladas RnB. Estou a citar o
site oficial do poeta.
Eles
extravasam os seus limites Toni, por exemplo, além de incurável romântico, sabe
também ser um atrevido maroto, aliás é um dos aspectos mais interessantes da
lírica toniniana. Esta ideia está presente, por exemplo, no poema: «Eu quero na
na na». «Menina linda chega, chega cá, / eu quero na na na, eu quero na na na.
/ Menina linda vamos, vamos lá, / os dois para o na na na, os dois para o na na
na». Repara como o peta, marotamente, substitui aquilo que se adivinha ser obsceno
pela expressão «na na na». Agora, fá-lo por pudor ou porque tem dificuldade em
usar a língua portuguesa, para se exprimir. É a dúvida que acrescenta mistério
ao poema.
Por outro
lado, David Carreira é mais moderno, introduzindo subtilmente vocábulos em
inglês. David Carreira usa termos em estrangeiros, logo é moderno. Vejamos o
exemplo do poema, aliás magnífico: «Esta noite». «Esta noite, oh! oh! / Esta
noite tu e eu no dance floor / Esta noite tudo pode acontecer. / Esta noite põe
a mão no ar, / vamos festejar in the club yeah». Repara que um poeta menos
moderno limitar-se-ia a festejar, mas David vai mais longe e festeja in the
club, designadamente no dance floor.
Micael
destaca-se com uma idealização da mulher, sobretudo na medida em que, quando a
mulher no seu ideal de pureza , consegue, ainda assim, abanar o nalguedo, a
pandereta, mas é uma pandereta
idealizada. Repara no poema: «Mexe bem demais». «Ela tem corpo e alma sensual, /
Ela tem tudo o que o prazer contém, / Ela tem mais feitiço que o luar, / Ela
tem tudo aquilo que eu sonhei / E muito mais, calor latino e ritmo de amor / tem
ritmo latino e muito mais / Tem a magia que vem ao sol pôr / E mexe bem demais».
Vê como a mulher ideal de Micael Carreira tem calor latino, que é dos melhores
calores que se pode ter. E não satisfeita com o fato de ter aquilo com que o
poeta sonha, ainda mexe bem demais. Podia limitar-se a estar sossegada, ou a
mexer relativamente bem, mas não, ela mexe bem demais. Ora bem, nisto de mexer,
pergunto eu, haverá demasiado bem? A
partir de que momento é que mexer bem se torna mexer bem demais? São questões
extremamente interessantes.
Assim, … - temos de ficar por aqui - é sempre a mesma
coisa… Nunca há tempo para a poesia.
Ricardo Araújo Pereira, Mixórdia de Temáticas,
Transcrição livre (10, 04, 2012)
https://www.youtube.com/watch?v=M4oYdLAPj8U&t=60s
0 comentários:
Enviar um comentário