Ter atenção a...

A escrita de um texto, por mais simples que seja, exige 40% de inspiração e 60% de transpiração. O método proposto baseia a construção de textos numa actividade dividida por três fases:
1. A ideia, inspiração e a estrutura.
2. Documentação a partir da pesquisa e reflexão e criação do texto
3. A revisão final

A primeira fase, a ideia e a estrutura, obriga-nos a definir o que se pretende escrever (mensagem), quem será o destinatário (leitor ou leitores) e como é apresentada essa mensagem (estrutura).
A estrutura deve servir a ideia e deve ser constituída após a escrita num papel dos principais pontos a introduzir. Com base no material obtido – ideia e frases de suporte – é possível esboçar uma primeira estrutura.
A segunda fase, documentação e criação do texto, exige uma pesquisa sobre o tema escolhido para saber quem, quando, porquê, com que argumentos, com que exemplos, com que provas, com que factos…
A terceira fase, revisão final, inclui as tarefas que os processadores de texto tão bem sabem fazer, isto é, a verificação ortográfica, a paginação, a criação de uma tabela de conteúdos, a criação de índices, a proposta de palavras alternativas … A garantia de um «fio condutor» de início ao fim, facilita a leitura do texto e torna claro o seu conteúdo, envolvendo o leitor nos argumentos e/ou trabalho realizado pelo autor. Resta acrescentar que o método descrito exige um tempo mínimo para ser realizado e desta forma é inimigo das iniciativas do tipo; «vou fazer o trabalho no dia seguinte», «vou à net e faço no último dia».

0 comentários: