Tratamento da informação. Pesquisa, selecionar e organizar informação, esquematizar a informação.

Definir um tema requer sermos objetivos e focados numa particularidade...

1. Pesquisa e recolha de informação. Processos de operacionalização:
1-Leitura para recolha de informação e estudo;
2- Seleção de textos de consulta; 
3- Métodos de consulta; 
4- Seleção de informação. 
Utilizar materiais de consulta e de estudo organizados alfabética e tematicamente: 
-WWWeb (motores de busca);
- dicionários e gramáticas;
- enciclopédias; - catálogos de bibliotecas; - manuais de outras disciplinas; - jornais e revistas;
- Videos, fotos,  pinturas, ...
Experimentar várias estratégias de leitura para obter informação: 
- atenção ao índice, ler títulos e sub-títulos;
- ler o «subjet» de um trabalho, ler a introdução de um texto para apreender a ideia geral; 
- ler seletivamente para obter uma dada informação; 
5- Detetar, sublinhar, destacar em quadrados ou balões, ... e registar informação importante.
a) Ter em atenção títulos e subtítulos 
b) A introdução dos textos 
c) A primeira frase de cada parágrafo 
d) Palavras-chave (poderão estar a negrito ou com outro destaque).

2. Seleção e organização da informação
Organizar e classificar informação em temas e sub-temas:
- ficheiros, pastas e sub-pastas (computador);
- agrupar a informação em planos esquemáticos, ou esquemas simples
- usar uma iconografia pessoal 
- recorrer a abreviaturas mais ou menos predefinidas e/ou pessoais 
- variar cores e iconografia de relação Ex. setas, balões, chavetas, etc.

3. Elaboração de produtos finais segundo modelos predefinidos 
A partir dos planos esquemáticos elaborar:
- síntese, resumo;
- texto informativo-expositivo;
- texto de opinião;
- texto de apreciação crítica;
- texto argumentativo; 
- respostas a testes, dissertação, relatório, carta, currículo, texto publicitário ...;
- Prova de Aptidão Profissional.

0 comentários: