Definir um tema requer sermos objetivos e focados numa particularidade...
1-Leitura para recolha de informação e estudo;
2- Seleção de textos de consulta;
3- Métodos de consulta;
4- Seleção de informação.
Utilizar materiais de consulta e de estudo organizados alfabética e tematicamente:
-WWWeb (motores de busca);
- dicionários e gramáticas;
- enciclopédias;
- catálogos de bibliotecas;
- manuais de outras disciplinas;
- jornais e revistas;
- Videos, fotos, pinturas, ...
Experimentar várias estratégias de leitura para obter informação:
- atenção ao índice, ler títulos e sub-títulos;
- ler o «subjet» de um trabalho, ler a introdução de um texto para apreender a ideia geral;
- ler seletivamente para obter uma dada informação;
5- Detetar, sublinhar, destacar em quadrados ou balões, ... e registar informação importante.
a) Ter em atenção títulos e subtítulos
b) A introdução dos textos
c) A primeira frase de cada parágrafo
d) Palavras-chave (poderão estar a negrito ou com outro destaque).
2. Seleção e organização da informação
Organizar e classificar informação em temas e sub-temas:
- ficheiros, pastas e sub-pastas (computador);
- agrupar a informação em planos esquemáticos, ou esquemas simples
- usar uma iconografia pessoal
- recorrer a abreviaturas mais ou menos predefinidas e/ou pessoais
- variar cores e iconografia de relação
Ex. setas, balões, chavetas, etc.
3. Elaboração de produtos finais segundo modelos predefinidos
A partir dos planos esquemáticos elaborar:
- síntese, resumo;
- texto informativo-expositivo;
- texto de opinião;
- texto de apreciação crítica;
- texto argumentativo;
- respostas a testes, dissertação, relatório, carta, currículo, texto publicitário ...;
- Prova de Aptidão Profissional.
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